SpaceX Crew-9: Um Lançamento Espacial Incrível!

A missão SpaceX Crew-9 decolou com estilo no sábado (28)! O foguete Falcon 9 disparou da Plataforma de Lançamento-40 em Cabo Canaveral, na Flórida, às 14h17 (horário de Brasília). E adivinha? Esse foi o primeiro voo tripulado a sair desse local, que geralmente é reservado para lançamentos de satélites. Que emocionante, né?

Um foguete Falcon 9 lança a missão de astronautas Crew 9 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional em 28 de setembro de 2024 Crédito SpaceX

Depois de uma viagem de cerca de 28 horas, a cápsula Dragon Freedom finalmente atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) no domingo (29) à tarde. A bordo, estavam os astronautas Nick Hague, da NASA, e Aleksandr Gorbunov, da Roscosmos. Eles acoplaram ao laboratório orbital às 18h30, e as escotilhas abriram às 20h15. Bem-vindo ao espaço, pessoal!

Vamos falar sobre a espera! A missão Crew-9 estava programada para decolar em 18 de agosto, mas a data teve que ser remarcada três vezes devido a questões técnicas e meteorológicas. O último adiamento foi por causa da tempestade tropical Helene, que poderia chegar à costa da Flórida como furacão de categoria 3. Ufa!

Alterações na Tripulação

Incrivelmente, a tripulação da Crew-9 tinha planos de ter quatro membros, mas infelizmente esses planos mudaram. As astronautas norte-americanas Zena Cardman e Stephanie Wilson não puderam participar, e seus assentos foram ocupados por simuladores de massa. Mas não se preocupem, meninas! Elas ainda estão na fila para futuras missões.

A alteração ocorreu porque a NASA está tentando resgatar dois astronautas que estão há muito tempo no espaço. Butch Wilmore e Suni Williams, que chegaram à ISS em junho a bordo da cápsula da Boeing Starliner, precisam voltar à Terra, mas a Starliner teve problemas com alguns de seus propulsores. Portanto, a Crew-9 vai trazê-los de volta em fevereiro do ano que vem. Que jornada incrível!

Os membros da missão SpaceX Crew 9 o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov Crédito NASA

Se tudo correr bem, Wilmore e Williams terão passado incríveis oito meses no espaço. Não chega a ser um recorde, mas ainda assim é uma experiência brutal! No entanto, sabemos que não vão estar sozinhos, outros sete astronautas, incluindo Hague e Gorbunov, já estão a bordo da ISS. O time está crescendo!

Agora é torcer para que a Crew-9 consiga resgatar os astronautas e manter a aventura espacial viva! Fiquem ligados para mais histórias espaciais e emocionantes!