Prepare-se para uma bomba! Pesquisadores descobriram que o asteroide que resolveu acabar com a festa dos dinossauros há 66 milhões de anos não estava só, não! De acordo com um estudo fresquinho, uma segunda rocha espacial, menor, também deu o ar da graça e causou um megatsunami no mar. Imagina só o caos!

Um segundo asteroide de 500 metros a 72 mil km/h!

Esse bafão todo veio à tona após os cientistas analisarem uma cratera gigante de nove quilômetros na costa da África Ocidental. Eles descobriram que o buraco foi feito por um asteroide que caiu no fundo do mar, olha que loucura!

Os experts observaram que, enquanto a maioria das crateras se desgasta ao longo do tempo, essa aqui estava bem preservada, permitindo uma investigação mais profunda. E adivinha? A rocha espacial tinha 500 metros de largura e atingiu a Terra a incríveis 72 mil km/h. Um verdadeiro meteoro veloz!

dinossauros-asteroide-pesquisa
Como foi o momento em que um asteroide atingiu a Terra e deu fim aos dinossauros (Imagem: Herschel Hoffmeyer/Shutterstock)

Apesar das descobertas impressionantes, os pesquisadores ainda não têm certeza se esse impacto aconteceu antes ou depois do famoso asteroide que formou a cratera Chicxulub, no México, que é 180 quilômetros de pura destruição! Mas tudo indica que a segunda rocha também se juntou à festa do fim do período Cretáceo.

É bem raro ver asteroides tão grandes caindo na Terra em um espaço tão curto de tempo, e os cientistas ainda estão tentando entender o que levou a essa situação. Os detalhes emocionantes foram revelados na revista Nature Communications Earth & Environment.

Ilustração de tsunami
Dando uma olhada no que poderia ser um tsunami (Imagem: FOTOKITA/Shutterstock)

A colisão gerou uma série de eventos catástrofes

  • Quando o asteroide bateu na atmosfera, virou uma bola de fogo do tamanho do universo!
  • Uma explosão gigante rolou, seguida de um tremor do tamanho de um terremoto de magnitude 7. Uau!
  • Quando a rocha atingiu o fundo do mar, ela lançou grandes quantidades de água para o ar, que depois despencaram, criando marcas bizarras no chão.
  • Os cientistas acreditam que tudo isso desencadeou um tsunami de pelo menos 800 metros de altura atravessando o Oceano Atlântico. Pode imaginar a cena?