Sonda JUICE faz ondas no espaço e capta imagens incríveis!

Lançada em abril de 2023, a sonda JUICE (que significa “Explorador das Luas Geladas de Júpiter”) está em uma missão desafiadora da Agência Espacial Europeia (ESA) e já começou a nos surpreender! A sonda conseguiu registrar algumas das imagens mais nítidas do cinturão de radiação da Terra.

Terra capturada pela missão JUICE enquanto a espaçonave sobrevoava o planeta, em agosto. Crédito: ESA/Juice/JMC Simeon Schmauß & Mark McCaughrean

A sonda ainda tem um longo caminho pela frente até chegar a Júpiter e suas fascinantes luas, Ganimedes, Calisto e Europa. Como parte do trajeto, JUICE precisou realizar uma manobra de assistência gravitacional super legal, incluindo uma que envolveu a Terra e a Lua – algo inédito!

Durante essa manobra, a JUICE testou seus instrumentos e, adivinha só, conseguiu captar sinais de vida na Terra! Entre as ferramentas que utilizaram estava o JENI, da NASA, que tirou fotos do nosso planeta enquanto a espaçonave se afastava.

Patricia Talbert, da equipe de defesa planetária da NASA, comentou que as imagens são tão incríveis que “não são visíveis ao olho humano”. E isso porque o JENI usa sensores que detectam átomos neutros energéticos – muito mais avançados do que as câmeras tradicionais.

Os mistérios do cinturão de radiação

As imagens capturadas pela JUICE mostraram os cinturões de radiação da Terra, conhecidos como cinturões de Van Allen. Eles são formados por partículas de alta energia que a magnetosfera da Terra segura, protegendo nosso lar dos ventos solares que, se não fossem barrados, poderiam causar danos sérios às nossas tecnologias.

Os “cinturões de Van Allen” armazenam partículas de radiação de alta energia, atuando como uma barreira que protege a Terra dos ventos solares. Crédito: Naeblys – Shutterstock

Durante um sobrevoo que durou 30 minutos, o JENI e outro instrumento, o “Elétrons energéticos Jovianos” (JoEE), também coletaram dados sobre como a Lua interage com o ambiente espacial – detalhes importantes!

Matina Gkioulidou, uma das cientistas que trabalha no projeto, ficou super animada com as imagens. De acordo com ela, “ficou claro que havíamos capturado o vasto anel de plasma quente que circunda a Terra com detalhes sem precedentes”.

A missão JUICE ainda vai realizar mais dois sobrevoos pela Terra e um por Vênus antes de finalmente chegar a Júpiter em 2031. Com um começo tão promissor, mal podemos esperar pelas próximas etapas dessa jornada incrível!