Olha só, galera! A ByteDance, que manda no TikTok, tá pensando em desenvolver uma nova inteligência artificial com chips da Huawei. Isso tudo é uma estratégia para lidar com as sanções que os Estados Unidos impuseram à China. Espera-se que esse inteligente projeto ajude a dar um gás no mercado de IA por lá!

Objetivo: IA 100% Chinesa

A ByteDance tá se virando nos 30! Desde que os EUA colocaram o pé no freio nas exportações de tecnologia, a empresa diversificou seus fornecedores de chips e acelerou a criação de suas próprias tecnologias. Aparentemente, o chip escolhido para esquentar os motores do novo modelo de IA é o Ascend 910B, da Huawei.

ByteDance TikTok
ByteDance é dona do TikTok e está se aventurando no mundo da IA Imagem AscannioShutterstock

De acordo com uma reportagem, a ByteDance tem mantido tudo isso meio que em segredo, já que isso pode irritar os EUA, que estão fazendo de tudo para frear o avanço tecnológico das empresas chinesas. Inclusive, a própria ByteDance negou que estaria desenvolvendo algo novo. O porta-voz da empresa, Michael Hughes, disse que não tem nenhum novo modelo de IA a caminho. Já a Huawei ficou quietinha sobre o assunto.

Disputa pela Hegemonia Tecnológica Mundial

  • Além de incentivar a produção própria de chips e IA, os EUA estão jogando duro para barrar a China de conseguir produtos tecnológicos.
  • Esse conflito é conhecido como a “guerra dos chips”.
  • Pequim ficou sem poder importar chips avançados, acabar com as barreiras na aquisição de insumos e até a tecnologia e software dos EUA que poderiam ajudar a fabricar seus próprios semicondutores. Sem chance!
  • Cidadãos americanos agora não podem nem pensar em ajudar a produção de semicondutores na China, seja consertando equipamentos ou dando consultoria. Tenso, né?