Olha só que interessante! O governo da Ucrânia decidiu usar a inteligência artificial para se comunicar melhor com a galera em meio à turbulenta guerra contra a Rússia. A ideia é criar vídeos e avatares com IA para manter a população informada sobre programas sociais e serviços públicos. Bem futurista, né?

Iniciativa vai ajudar o país

  • A jogada é fruto de uma parceria com a empresa Synthesia, que é especialista em vídeos de IA e fica em Londres.
  • Com a invasão, os recursos da Ucrânia estão super sobrecarregados.
  • Mesmo assim, eles seguem precisando informar a população sobre coisas importantes como acesso a cuidados de saúde, pensões e apoio a mães solteiras.
russia ucrania
Um dos objetivos da medida é economizar recursos humanos da Ucrânia Imagem Svet fotoShutterstock

Público aprovou os vídeos de IA

Segundo o Ministério da Política Social da Ucrânia, esses vídeos não vão ser usados na guerra, mas ajudarão a população que mora em áreas ocupadas pela Rússia, onde as coisas estão complicadas e a galera tá sem acesso aos serviços sociais.

Os vídeos de IA já foram utilizados para treinar profissionais do setor social em todo o país, economizando tempo e recursos. Isso é que é eficiência!

A guerra entre Ucrânia e Rússia começou no início de 2022 Imagem evan huangShutterstock

Em uma experiência durante o verão, as autoridades trocaram a comunicação textual de seus 20 mil assistentes sociais por uma série de vídeos curtos com IA. A receptividade foi bem positiva, com os assistentes achando os vídeos mais envolventes e fáceis de assimilar do que ler texto na íntegra. Curioso, né?