Se você estava curtindo os hits da Adele, Britney Spears, Kendrick Lamar, Green Day ou Nirvana no YouTube, pode ter se surpreendido domingo passado: muitos clipes mais populares simplesmente sumiram do ar! Mas calma, não foi um bug do site, e sim uma treta com os direitos autorais rolando nos Estados Unidos.

Quando você tentava assistir a um desses vídeos, aparecia uma mensagem dizendo: “Vídeo indisponível. Este vídeo contém conteúdo da SESAC. Não está disponível em seu país.” Para quem não conhece, a SESAC é uma sociedade que cuida dos direitos de autores e compositores. E adivinha? Eles e o YouTube estão em uma disputa legal!

O que rolou foi que o YouTube estava tentando renovar o acordo com a SESAC para manter essas músicas no ar. A porta-voz Marina de Felice comentou que houve tentativas de negociações, mas não conseguiram chegar a um acordo antes do prazo final. O drama se desenrolou e alguns vídeos acabaram sendo retirados de circulação.

Captura de tela de clipe de que saiu do ar no YouTube
YouTube colocou aviso de indisponibilidade em vídeos com conteúdo licenciado pela SESAC Imagem ReproduçãoThe Verge

Levamos os direitos autorais muito a sério e, como resultado, o conteúdo representado pela SESAC não está mais disponível no YouTube nos EUA

Marina de Felice, porta-voz do YouTube

  • Mas peraí: Rolou uma fofoca que pode ser uma estratégia do YouTube, já que uma fonte anônima disse que o acordo anterior ainda tá valendo até a próxima semana;
  • A SESAC, por sua vez, não se manifestou sobre esse bloqueio.
Baterista tocando em evento patrocinado pela Sesac
A SESAC licencia a execução pública de mais de 15 milhão de músicas Imagem CoolDad MusicFlickr

A SESAC não é uma novata no mundo da música; ela está na área desde 1930, licenciando mais de 1,5 milhão de músicas de mais de 15 mil compositores e autores. Para os curiosos de plantão, dá para dar uma olhada no banco de dados deles, que é enorme, com um PDF que parece uma enciclopédia!

E agora, o que vai acontecer? A boa notícia é que a porta-voz do YouTube disse que eles estão em negociações com a SESAC e esperam fechar um novo acordo logo! Vamos conferir quanto tempo isso vai levar.