“`html
Se você estava curtindo os hits da Adele, Britney Spears, Kendrick Lamar, Green Day ou Nirvana no YouTube, pode ter se surpreendido domingo passado: muitos clipes mais populares simplesmente sumiram do ar! Mas calma, não foi um bug do site, e sim uma treta com os direitos autorais rolando nos Estados Unidos.
Quando você tentava assistir a um desses vídeos, aparecia uma mensagem dizendo: “Vídeo indisponível. Este vídeo contém conteúdo da SESAC. Não está disponível em seu país.” Para quem não conhece, a SESAC é uma sociedade que cuida dos direitos de autores e compositores. E adivinha? Eles e o YouTube estão em uma disputa legal!
Disputa legal derruba músicas e clipes muito acessados no YouTube
O que rolou foi que o YouTube estava tentando renovar o acordo com a SESAC para manter essas músicas no ar. A porta-voz Marina de Felice comentou que houve tentativas de negociações, mas não conseguiram chegar a um acordo antes do prazo final. O drama se desenrolou e alguns vídeos acabaram sendo retirados de circulação.
Levamos os direitos autorais muito a sério e, como resultado, o conteúdo representado pela SESAC não está mais disponível no YouTube nos EUA
Marina de Felice, porta-voz do YouTube
- Mas peraí: Rolou uma fofoca que pode ser uma estratégia do YouTube, já que uma fonte anônima disse que o acordo anterior ainda tá valendo até a próxima semana;
- A SESAC, por sua vez, não se manifestou sobre esse bloqueio.
A SESAC não é uma novata no mundo da música; ela está na área desde 1930, licenciando mais de 1,5 milhão de músicas de mais de 15 mil compositores e autores. Para os curiosos de plantão, dá para dar uma olhada no banco de dados deles, que é enorme, com um PDF que parece uma enciclopédia!
E agora, o que vai acontecer? A boa notícia é que a porta-voz do YouTube disse que eles estão em negociações com a SESAC e esperam fechar um novo acordo logo! Vamos conferir quanto tempo isso vai levar.
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/internet-e-redes-sociais/de-adele-a-nirvana-clipes-famosissimos-saem-do-ar-no-youtube-mas-calma/