A Volvo dá uma freada em seus planos elétricos!
Esse mês, a Volvo anunciou que vai adiar seus planos de se tornar uma montadora 100% elétrica até 2030. Calma aí! Não é porque eles não queiram, mas sim pelas dificuldades do mercado e pela baixa demanda por veículos elétricos (EVs). Segura essa mudança!
Vanessa Butani, a CEO de sustentabilidade da marca, comentou que a Volvo não está mais tão disposta a dar um prazo fixo, mesmo sabendo que a transição para os elétricos é o caminho. Segundo ela: “Reduzimos as ambições que tínhamos definido para nos tornarmos 100% elétricos até 2030”. O que rolou, hein?
A Volvo, que é bem moderna e estava na corrida para virar 100% elétrica, agora vai seguir uma nova estratégia com uma misturinha de híbridos e elétricos, mirando em ter de 90 a 100% de modelos eletrificados até 2030. E para dar o próximo passo, a empresa também quer atingir a neutralidade de carbono até 2040 – isso sim é um plano audacioso!
Essa mudança vem após um desinteresse crescente por veículos elétricos, com uma pesquisa mostrando que apenas 22% dos compradores de carros novos consideravam um elétrico na próxima compra. Uma queda de 4,2% em comparação com o ano anterior. Eita!
Adoção de EVs precisa de um empurrão, segundo a Volvo
A Butani ainda soltou que é preciso mais colaboração entre a indústria e o governo para tornar os veículos elétricos mais populares. Ela reclamou que os incentivos governamentais não são suficientes e que a infraestrutura de carregamento está a passos lentos.
Além dos desafios do mercado, a Volvo está enfrentando alguns percalços com tarifas de veículos fabricados na China. O governo Biden está pensando em aumentar as tarifas sobre elétricos importados da China para 100% – isso pode afetar bastante os planos de lançar o SUV compacto EX30 nos Estados Unidos, onde ele deveria custar em torno de 35 mil dólares!
Com toda essa história, a Volvo agora está transferindo a produção do EX30 para a Europa, com a previsão de lançamento nos EUA apenas em 2025. Isso é o que chamo de “puxar o freio”!
Apesar de todos esses obstáculos, a Butani reforçou que a Volvo ainda está comprometida com a sustentabilidade. Embora tenha ajustado a meta de redução de emissões de 40% para 30-35% até 2025, isso ainda é um passo importante para frente. E para 2030, agora a expectativa é de uma redução de 65% – um pequeno ajuste, mas com grande impacto!
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