As conversas sobre trazer de volta o horário de verão estão bombando aqui no Brasil! Um estudo fresquinho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) diz que essa mudança pode economizar até R$ 1,8 bilhão por ano. Olha que maravilha!

Medida pode melhorar a eficiência do sistema energético brasileiro

O ONS destacou que o retorno do horário de verão ajudaria a diminuir o uso das usinas termelétricas, que custam uma grana preta. Eles estimam uma redução de cerca de 2 GW (gigawatts) nos horários de pico de consumo de energia. Uau!

Postes de energia elétrica
Atraso nos relógios pode ser um baita benefício para o nosso abastecimento de energia Imagem Marcello Casal JrAgência Brasil

Além disso, o ONS acredita que mudar os relógios vai ajudar na eficiência do nosso sistema energético, principalmente entre 18h e 20h. É nesse horário que a energia solar vai embora e a galera liga tudo em casa, aumentando o consumo.

Embora o ONS esteja a favor da volta, o governo ainda está com a resposta na ponta da língua e não revelou quando isso pode rolar. Vamos ficar de olho!

O que aconteceu com o horário de verão?

  • O horário de verão é uma prática comum em vários países do mundo.
  • Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante alguns meses do ano, geralmente os mais quentes.
  • O objetivo é aproveitar a luz do sol ao máximo e, assim, reduzir o consumo de energia elétrica.
  • No Brasil, a primeira vez que espelhamos esse hábito foi em 1931.
  • Porém, em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro decidiu suspender essa prática.
  • A justificativa foi que a economia de energia já não justificava o adiantamento, dado as mudanças nos hábitos de consumo e novos avanços tecnológicos.