Você já reparou como o sinal do celular e a internet costumam fazer uma maração quando a gente viaja para o interior? Pois é, isso acontece porque aquelas áreas badaladas não têm uma boa infraestrutura de telecomunicações. Para resolver essa situação, foi criada a famosa Lei Geral das Antenas.

Mas, o que realmente rola nessa lei e como ela influencia nosso amado sinal de telefone, internet e até canais abertos? Vem comigo que eu te conto tudo!

O que é a Lei Geral das Antenas?

A Lei Geral das Antenas, que ganhou a numeração 13.116/2015, saiu do papel lá em 2015 com um objetivo super interessante: garantir que todos os municípios, tanto os mais chegados às capitais quanto os bem distantes, tenham acesso à modernidade das telecomunicações.

Quem é que não ama uma TV com sinal nitido Imagem Shutterstock

A motivação para criar essa lei foi a crescente demanda por serviços de internet de alta qualidade. Com a internet invadindo as casas e os celulares dos brasileiros, o governo decidiu que era hora de dar um empurrãozinho e melhorar a recepção do sinal, especialmente nas cidades mais afastadas que estavam “sem sinal”.

Então, a lei diz que todos os municípios devem ter um processo bem mais fácil e parecido para conseguir instalar as antenas que ajudam a fornecer o sinal de celular, internet e até TV aberta. Ou seja, chegou a hora de dar adeus àquela frustração de sinal perdido!

Por que essa lei é tão importante?

Antes da Lei Geral das Antenas, as empresas que queriam instalar as antenas tinham que lidar com a burocracia de cada prefeitura. E, como cada cidade tinha suas próprias regras, a situação era um verdadeiro quebra-cabeça para conseguir fornecer serviços de telecomunicação.

Antenas moderninhas para um sinal mais forte e estável Imagem shutterstockAlexander Supertramp

Com a chegada da lei, a burocracia ficou bem mais padronizada, facilitando a vida das empresas na hora de regularizar a instalação das antenas. Em resumo, a lei não só ajuda os municípios a terem acesso a essa modernidade toda em telecomunicações, mas também simplifica o processo de instalação. Mais sinal, menos dor de cabeça!