Cosmonautas russos retornam à Terra após missão recorde na ISS

Dois cosmonautas russos, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, acabaram de voltar à Terra após uma missão super longa na Estação Espacial Internacional (ISS)! Junto com a astronauta da NASA, Tracy Caldwell Dyson, a tripulação fez um pouso tranquilo no Cazaquistão nesta segunda-feira (23) às 8h59 (horário de Brasília).

O primeiro a sair da cápsula Soyuz-MS 25 foi Oleg Kononenko. Crédito: Roscosmos/NASA TV

Essa missão foi um verdadeiro marco! Kononenko e Chub passaram mais de um ano no espaço, enquanto Dyson ficou por 184 dias. Kononenko tirou o título de astronauta que mais passou tempo em órbita! Ele fez um total de 1.111 dias fora da Terra, batendo o recorde anterior de 878 dias de um outro cosmonauta.

Fim da Expedição 71 e início da 72 na ISS

Esses dois cosmonautas chegaram à ISS em setembro de 2023 e tinham planos diferentes de voltar para casa. A missão foi estendida, permitindo que eles ficassem mais tempo, enquanto outros cosmonautas faziam visitas rápidas à estação. Agora, com a partida deles, a Expedição 71 se despede e dá passagem para a Expedição 72!

Tracy Caldwell Dyson, astronauta da NASA, foi a segunda a sair da espaçonave. Crédito: Roscosmos/NASA TV

Contribuições para a ciência espacial

Com 60 anos, Kononenko não é só um viajante do espaço, ele também é um excelente contador de histórias! Ele fez sete caminhadas espaciais e está sempre contribuindo para a ciência espacial, mostrando como o corpo humano lida com a gravidade zero.

O último tripulante a sair da cápsula Soyuz-MS 25 foi o cosmonauta Nikolai Chub. Crédito: Roscosmos/NASA TV

E, mesmo sendo sua primeira missão espacial, Chub agora faz parte do seleto grupo que passou mais de um ano no espaço. Para Dyson, esta é mais uma missão incrível, já que ela já tem várias aventuras espaciais no currículo!

Após sua jornada, os astronautas foram levados de helicóptero para Karaganda, no Cazaquistão, de onde Dyson voltará para Houston e Kononenko e Chub irão para Star City, na Rússia, onde estão os treinos da Roscosmos.

A missão Soyuz MS-25 foi mais uma parte da incrível trajetória da nave russa para a ISS e, durante o tempo no espaço, a Soyuz percorreu cerca de 125,5 milhões de quilômetros, completando impressionantes 2.944 órbitas ao redor da Terra!