Em abril, um Tesla que estava fazendo o papel de Uber e usando sua direção autônoma se meteu em encrenca ao colidir com um SUV em um cruzamento no subúrbio de Las Vegas. Esse acidente acendeu um sinal de alerta sobre os “robotaxis” que estão emergindo como uma espécie de faroeste regulatório, colocando a segurança de todo mundo em jogo!

Mais sobre a colisão

  • O acidente está sob investigação federal.
  • O motorista da Tesla, Justin Yoon, assinalou que o software não desacelerou antes de atingir o SUV. Além disso, ele estava sem as mãos no volante e teve que reagir rapidinho!
  • Yoon e seu passageiro escaparam com ferimentos leves, mas o carro… bom, esse não teve a mesma sorte e virou sucata.
Direção autônoma da Tesla
O sistema de direção autônoma da Tesla exige que o motorista esteja sempre alerta Imagem YouTubeReprodução

A grande sacada aqui é que as regras para táxis autônomos são super variadas. Enquanto marcas como Waymo e Cruise têm uma abordagem mais rigorosa com supervisão humana, a galera que dirige Tesla é vista como a responsável total pelos próprios veículos ao usar o Full Self-Driving (FSD).

Por outro lado, empresas como Uber e Lyft reforçam que seus motoristas precisam manter os olhos na estrada, sempre seguindo diretrizes que exigem atenção total ao volante. Quem não quis comentar sobre o acidente foi a Tesla, e a galera da Reuters teve dificuldade para conseguir uma declaração do passageiro ou do outro motorista envolvido.

uber
Uber afirma que seus motoristas não devem tirar o foco da estrada Imagem OZCO Mateusz SzymanskiShutterstock