A Universidade de Cambridge acabou de lançar um plano audacioso para transformar a aviação nos próximos cinco anos e, acredite, a meta é chegar a emissões líquidas zero até 2050! Apesar de todas as promessas de governos e da indústria, a situação atual do setor ainda está longe do ideal quando o assunto é clima.
O relatório, chamado “Cinco anos para traçar um novo futuro para a aviação”, traz quatro metas super importantes que precisam ser colocadas em prática até 2030. E as novidades não param por aí, porque elas podem fazer uma baita diferença no impacto ambiental do setor! Vamos conferir?
Metas de Aviação Sustentável para 2030
- Sistema de Prevenção de Rastros: Criar um sistema global que pode cortar o impacto climático da aviação em até 40% com testes incríveis no espaço aéreo.
- Políticas de Eficiência: Implementar novas diretrizes que ajudem a aumentar a eficiência e, quem sabe, até reduzir o consumo de combustível pela metade até 2050!
- Reforma no Combustível de Aviação Sustentável (SAF): Ajustar as políticas para considerar o limite global de biomassa e dar um gás na produção de energia renovável, aumentando a confiança do mercado.
- Demonstração de Tecnologias: Criar programas que avaliem rapidamente tecnologias inovadoras que possam revolucionar o setor da aviação.

Esse estudo foi feito pelo Aviation Impact Accelerator e será apresentado para os gigantes da aviação durante a New York Climate Week. O professor Rob Miller, do Whittle Laboratory, destaca que a aviação está vivendo um momento crucial, semelhante à transição que vimos na indústria automotiva com a chegada dos elétricos. Eliot Whittington, do Cambridge Institute for Sustainability Leadership, complementa que, com foco e ambição, dá pra superar esses desafios e transformar a aviação em algo bem mais sustentável!
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/24/carros-e-tecnologia/relatorio-aponta-caminhos-para-a-aviacao-sustentavel/