Olha só, pessoal! Pilotos, autoridades da aviação e reguladores estão bastante preocupados com um problema que tá crescendo: os sinais falsificados de GPS. Essa tática, que costuma ser usada por militares para enfraquecer drones e mísseis, tá se espalhando além de zonas de guerra, como na Ucrânia e no Oriente Médio, e agora tá causando um verdadeiro caos nos sistemas de navegação e segurança dos voos comerciais.

Dados falsos podem bagunçar tudo no céu

Segundo uma pesquisa da SkAI Data Services e da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça, o número de aviões que estão sendo afetados por esses “ataques eletrônicos” subiu de forma alarmante. Em agosto deste ano, mais de 1.100 voos comerciais tiveram suas operações prejudicadas por conta disso!

Dados falsos de GPS podem afetar diversos sistemas (Imagem: naratrip/Shutterstock)

Os aviões modernos dependem muito do GPS, e isso pode ser um grande problema. Imagina só: dados falsos podem fazer com que alarmes falsos sejam acionados, mostrar rotas erradas e até complicar a comunicação aérea por conta de erros nos relógios dos sistemas. É um verdadeiro pesadelo!

O medo geral é que essas falhas possam causar um acidente sério. Por isso, as companhias aéreas estão se unindo a fabricantes e reguladores para bolar soluções rápidas e também pensar em correções a longo prazo. Enquanto isso, os pilotos estão recebendo orientações sobre como identificar e agir frente a possíveis falsificações. Segurança em primeiro lugar!

Perigo à vista!

É bom frisar que as preocupações em relação a esses sinais falsos de GPS não são exageradas, não! Em setembro de 2023, um jato particular da Embraer sofreu um desses ataques. O piloto foi forçado a mudar de rota e acabou entrando no espaço aéreo do Irã sem autorização, o que poderia ter gerado um baita problema com o governo iraniano.

avião
“Ataques eletrônicos” podem prejudicar voo e até causar acidentes (Imagem: Shutterstock/PhotonCatcher)