Os veículos elétricos estão bombando! Com designs super modernos e baterias que mais parecem do futuro, eles estão virando uma febre por aí. Mas, olha, essa história de carro elétrico não é tão nova assim. A Tesla pode ter popularizado a ideia, mas não foi a primeira a colocar um carro elétrico na estrada.

Primeiros Protótipos São do Século XIX

A história do carro elétrico começou com um inventor húngaro chamado Ányos Jedlik, que lá no século XIX (tipo, 1827, para ser mais exato) criou um motor elétrico incrível usando a corrente contínua. Imagina, ele já tinha na cabeça a ideia básica do que hoje chamamos de estator e rotor!

Jedlik não parou por aí e decidiu juntar tudo em uma plaquinha com rodas, surgindo assim, em 1828, o primeiro veículo elétrico do mundo. E adivinha? O protótipo ainda existe e pode ser visto na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Chique, né?

Com o passar dos anos, outros inventores como Robert Anderson e Robert Davidson também contribuíram. Anderson fez a primeira carruagem elétrica que levava pessoas (fazia só 3 km/h!) e Davidson construiu uma locomotiva elétrica que rodava a impressionantes 6 km/h. Mas as baterias eram um problema, as primeiras recarregáveis só apareceram anos depois.

Foi só em 1884 que o britânico Thomas Parker criou um veículo elétrico que rodava nas ruas. A partir daí, começaram a pipocar os primeiros modelos elétricos comerciais nos anos 90. Já em 1890, um inventor de Iowa chamado William Morrison fez um carro elétrico que levava 6 pessoas e chegava a 22 km/h. Impressionante, né?

E, pasmem! Em 1899, Nova York já tinha 100 táxis elétricos em operação. Um deles até levou uma multa por andar a 20 km/h, uma das primeiras do tipo no país. Os tempos estavam mudando!

Declínio e Volta dos Carros Elétricos

  • Nos anos seguintes, os carros a combustão ganharam espaço pela facilidade de uso.
  • Os elétricos não sumiram do mapa, mas ficaram meio esquecidos.
  • Graças aos avanços tecnológicos, essa moda voltou com tudo!
  • Atualmente, uma parte considerável da frota mundial já é de EVs e a expectativa é que esse número aumente ainda mais.
  • Mas nem tudo são flores, viu? A falta de infraestrutura para recarga ainda é um desafio em algumas regiões.