O X, que alguns ainda chamam de Twitter, está mudando a sua vibe em relação ao Brasil. A plataforma, liderada pelo bilionário Elon Musk, lançou uma mensagem dizendo que reconhece e respeita a soberania do nosso país. Olha só que interessante!

O que está rolando com o desbloqueio do X no Brasil?

  • Essa declaração veio justamente enquanto a plataforma espera uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre um pedido para liberar o acesso à rede social aqui no Brasil.
  • Num textinho que foi postado pela conta de Assuntos Governamentais do X, a empresa declarou que está focada em “proteger a liberdade de expressão dentro dos limites da lei”.
  • Além disso, ressaltou que respeita a soberania dos países onde está presente.
  • A empresa acredita que “o acesso ao X pela população brasileira é vital para uma democracia vibrante”.
A empresa afirmou respeitar a soberania nacional Imagem reproduçãoX

Desbloqueio deve rolar só no fim de semana

Nesta quinta-feira, o X entregou os documentos finais que o STF tinha solicitado, para tentar liberar a plataforma no Brasil. Os advogados da empresa disseram que um representante já foi avisado, como o ministro pediu.

Além disso, informaram que bloquearam contas de nove investigados pelo Supremo e pagaram todas as multas que haviam sido aplicadas por descumprimento de ordens judiciais. Mesmo assim, parece que o desbloqueio do X só deve acontecer no fim de semana.

Montagem com fotos de Elon Musk e Alexandre de Moraes
Musk e Moraes têm tido uma partida há um tempo Imagens Frederic LegrandCOMEO e Salty ViewShutterstock

Vale lembrar que o X foi bloqueado no Brasil no final de agosto, quando o ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender a plataforma por não ter um representante legal no país e também por não ter pago as multas pertinentes.

A decisão foi confirmada pelo STF em um julgamento no início de setembro e, desde então, a situação tem sido bem tensa. Mas quem sabe agora as coisas estão se encaminhando para uma resolução!