Na sexta-feira (20), surgiu a notícia de que a Qualcomm, famosa pelos seus chips, estaria de olho na Intel, uma das grandes pedras do reino dos processadores. Isso tudo foi revelado pelo The Wall Street Journal, e se as coisas se desenrolarem, pode ser uma grande sacudida no mercado de tecnologia!

Por muitos anos, a Intel reinou suprema com seus processadores x86, deixando os chips da Qualcomm, que são mais conhecidos por dominarem o mundo dos smartphones, em segundo plano. Mas agora, a Qualcomm parece querer dar um salto e conquistar a Intel, que já foi a maior fabricante de chips do planeta.

Close em chip da Intel
Olha só o chip da Intel Tão famoso mas será que vai ser comprado Crédito Daniel ChetroniShutterstock

A Qualcomm ainda não fez um movimento oficial, mas se esse “casamento” acontecer e conseguir passar pelos olhos atentos dos reguladores, seria um marco! A empresa está investindo nos processadores de desktops em parceria com a Microsoft e surferando a onda da Inteligência Artificial (IA) nas máquinas.

Entretanto, a Intel não anda muito bem das pernas. Apesar de ter alguns negócios que ainda dão lucro, a empresa anunciou uma reestruturação pesada, cortando mais de 15% da sua força de trabalho, e isso aconteceu após uma perda de US$1,6 bilhão. O CEO Pat Gelsinger já declarou que vai parar atividades que não são essenciais, e a empresa tem enfrentado sérios problemas na fabricação de seus chips, principalmente os mais modernos, tornando-se dependente da TSMC, uma fabricante de Taiwan.

Qualcomm Snapdragon
Os processadores Snapdragon da Qualcomm estão sempre em alta e prometem novidades Crédito Angga Budhiyanto Shutterstock

Enquanto isso, a AMD, que já teve suas crises, está surfando na onda dos games e empoderando as melhores máquinas da última década. A Intel, por sua vez, perdeu a chance de fornecer o processador para o futuro PlayStation 6 e está passando por maus bocados com os gamers, que estão desconfiados das suas últimas gerações de chips.

Além disso, em um mercado de servidores de IA dominado pela Nvidia, a Intel ainda não mostrou sua força nas GPUs e está repensando sua estratégia mesmo em laptops. Agora, todos estão de olho no que seus novos chips “Lunar Lake” vão trazer de bom no próximo mês de outubro. E aí, será que a Intel consegue dar a volta por cima?