“`html
Nem a “madrinha da IA” sabe o que é IAG!
Você já ouviu falar da inteligência artificial geral (IAG)? A OpenAI, uma das grandes potências nesse ramo, está a todo vapor em busca dela para “beneficiar toda a humanidade”. Recentemente, a empresa recebeu um baita investimento de US$ 6,6 bilhões, ou seja, mais de R$ 36 bilhões! 😲
Mas, e a IAG? Calma, que nem a famosa pesquisadora Fei-Fei Li, conhecida como a “madrinha da IA”, tem certeza do que isso significa! Durante uma conferência, ela compartilhou suas dúvidas sobre a tecnologia e enfatizou que não se apega a essas definições.
- Fei-Fei Li, que deu seus primeiros passos na IA com o ImageNet em 2006, ficou surpresa com a incerteza sobre a IAG.
- Ela foi a cientista-chefe da IA/ML no Google Cloud entre 2017 e 2018 e hoje lidera o Instituto de IA Centrado no Ser Humano de Stanford.
- A nova startup dela, a World Labs, está construindo “grandes modelos mundiais”, mas o que isso realmente significa ainda é um mistério!
Mais falas de Li sobre o tema
Durante o evento em São Francisco, Li falou sobre sua paixão por inteligência desde jovem e como começou a explorar a IA muito antes de ela se tornar um sucesso comercial. Ela mencionou que em 2012, o ImageNet se juntou à AlexNet e GPUs, resultando no que muitos chamam de nascimento da IA moderna.
“Em 2012, meu ImageNet se combinou com AlexNet e GPUs – muitas pessoas chamam isso de nascimento da IA moderna.”
Fei-Fei Li, pesquisadora
Além disso, Li foi escolhida pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, para ajudar na criação de regras para a IA no estado.
Li trabalhará com governo da Califórnia
A crescente influência da IA levanta questões importantes, e Li faz parte de uma força-tarefa que se propõe a criar regulamentações. Ela afirma que precisamos olhar para o impacto da IA nas comunidades, em vez de simplesmente colocar a culpa na tecnologia.
“Precisamos olhar para o impacto potencial sobre os humanos ao invés de colocar o fardo na tecnologia.”
Fei-Fei Li, pesquisadora
Durante os próximos dois anos, Li quer trabalhar na ideia de “inteligência espacial”, que envolve não apenas ver, mas também entender o mundo ao nosso redor. Ela destaca que essa visão leva tempo para se desenvolver e é um passo importante para criar tecnologias mais avançadas.
“Não é só fazer os computadores verem, mas, realmente, fazer os computadores entenderem todo o mundo 3D.”
Fei-Fei Li, pesquisadora
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/10/06/pro/voce-sabe-o-que-e-a-inteligencia-artificial-geral-a-madrinha-da-ia-tambem-nao/