Erro de IA no PGA Tour: Tiger Woods e suas Vitórias

No início do ano, o chefão digital do PGA Tour, Scott Gutterman, teve uma experiência bem curiosa envolvendo o ChatGPT. O assistente virtual deu uma resposta equivocada sobre quantas vezes Tiger Woods venceu o Tour. Essa situação mostrou que, mesmo com toda a tecnologia, a inteligência artificial ainda tem suas manias estranhas!

chatbot
Erros do ChatGPT destacam a necessidade de personalização e precisão nos modelos de IA Imagem Owlie ProductionsShutterstock

Apesar dos modelos de inteligência artificial serem alimentados por uma quantidade gigante de dados, eles ainda têm dificuldades em entender informações super específicas. Por isso, muitas empresas que adotam IA perceberam que é preciso fazer ajustes conforme o setor em que atuam. E adivinha? Isso pode ficar bem caro e complicado, já que exige muito cuidado com os dados usados!

IA e a Revisão Humana: Uma Dupla Necessária

  • O PGA Tour agora adotou uma técnica chamada “geração aumentada de recuperação” (RAG). Com ela, eles misturam informações super relevantes, como as regras do Tour, nas interações com a IA, para evitar confusões.
  • Mas espera aí! Mesmo com toda essa tecnologia, as respostas ainda passam por uma checagem humana antes de serem liberadas.
  • Ainda assim, a RAG tem suas limitações e funciona melhor em situações menos críticas.
  • Para decisões mais cabeludas, como aquelas sobre agricultura, o ideal é fazer um “ajuste fino” – ou seja, moldar os modelos com dados específicos do setor, embora isso exija um investimento alto e muita especialização.
ChatGPTOpenAI
Chatbots ainda precisam ser treinados com dados específicos de um setor para serem mais precisos Imagem shutterstockAscannio

Então, algumas empresas estão se aventurando a criar modelos personalizados para captar nuances bem particulares, como nos empréstimos para casa. Mas, no fim das contas, quem tem que dar conta dessa personalização são elas mesmas.

No caso do PGA Tour, Gutterman ressaltou que é vital ensinar a IA a distinguir vitórias em eventos normais e as vitórias em majors. Afinal, o ChatGPT cometeu a gafe de dizer que Tiger Woods tinha 15 vitórias no Tour, enquanto o número real é de 82! Isso sim é um perdão difícil de se dar!