Google e Microsoft em uma Encrenca Antitruste

O Google, a gigante das buscas, não está de brincadeira! Recentemente, ele resolveu apresentar uma queixa antitruste na União Europeia contra a Microsoft, acusando a empresa de estar abusando do seu poder no mercado de computação em nuvem. De acordo com as informações, a Microsoft estaria usando toda a sua influência em software para empurrar as empresas para os serviços de nuvem do Azure, dificultando a vida de quem quisesse mudar de fornecedor.

Fachada da Microsoft com logo da empresa
Práticas desleais da Microsoft obrigam usuários a ficarem em seus serviços de computação em nuvem Imagem bluestorkShutterstock

Mas O Que Aconteceu?

A briga começou por causa de uma mudança no licenciamento da Microsoft em 2019, que, segundo o Google, pune os clientes do Windows Server que decidirem utilizar qualquer serviço de nuvem que não seja o Azure. Isso deixou a concorrência mais difícil e fez os preços subirem. O Google alegou que a única forma de resolver essa situação seria acabar com o que eles chamam de “bloqueio de fornecedor” imposto pela Microsoft.

Embora a Microsoft tenha chegado a um acordo em julho com um grupo da indústria sobre uma disputa semelhante, o Google garante que as mudanças não resolveram o problema. A Microsoft, por outro lado, afirmou que as reclamações do Google não iriam convencer a Comissão Europeia.

Os Fantasmas do Passado

É bom lembrar que isso não é novidade para a Microsoft. A empresa já enfrentou várias reclamações antitruste na UE, tendo que fazer mudanças em seus produtos ao longo dos anos. Em junho, por exemplo, a empresa foi acusada de abusar de sua participação de mercado ao vincular o Teams ao Microsoft 365 e ao Office 365.

Ainda não se sabe se essa nova reclamação vai levar a algum resultado rápido. A Comissão Europeia precisa decidir se vale a pena levar adiante.

microsoft azure
Microsoft supostamente pune usuários do Windows Server que desejam usar um concorrente do Azure Imagem Daniel Constante Shutterstockcom

Microsoft Em Sua Defesa

Em resposta a tudo isso, a Microsoft declarou que acredita que as alegações do Google não têm fundamento. Segundo a empresa, eles já solucionaram preocupações anteriores levantadas por provedores de nuvem europeus e que, na verdade, o Google estava apenas buscando mais conflitos.

E o Google? Também Tem Seus Problemas

Como se não bastasse, o Google ainda está lidando com um novo julgamento antitruste nos Estados Unidos! Em um processo que começou no último dia 9, o Departamento de Justiça questiona a forma como a empresa lucra com publicidade, alegando que isso prejudica muitas empresas de mídia.

Esse processo faz parte de uma tentativa do governo Biden de colocar as big techs em seu devido lugar, especialmente após o Google ter perdido uma ação anterior por monopólio no sistema de buscas. Pois é, o jogo de gato e rato está bem acirrado!