Você sabia que o número de estudantes que estão fazendo cursos de educação a distância (EaD) quase igualou o de alunos em salas de aula nas faculdades? Pois é, de acordo com o Ministério da Educação, dos 9,9 milhões de matrículas no ensino superior, 4,9 milhões são para cursos EaD. Isso representa 49% do total, um crescimento significativo!

E a previsão para o futuro?

As projeções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que, em 2024, o número de alunos em cursos EaD deve superar o de alunos presenciais. Atualmente, a diferença entre as duas modalidades é de apenas 150.220 matriculados!

Pessoa estudando com caderno e computador
Enquanto o número de matriculados em EaD cresce, o de alunos do ensino presencial diminui!

“Notamos que o número de alunos matriculados nos cursos EaD praticamente igualou o número de alunos nos cursos presenciais, que vem caindo gradativamente.”

Celso Niskier, ABMES

Alguns dados interessantes sobre a EaD no Brasil:

  • O número de cursos EaD cresceu 232% entre 2018 e 2023, com um impulso maior durante a pandemia em 2020.
  • As instituições privadas dominam os cursos EaD, com 79,3% dos inscritos. Elas cresceram 7,3% entre 2022 e 2023, enquanto na rede pública, o número caiu 0,4%.

Para Niskier, a educação a distância é fundamental para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. E ele ressalta: “Precisamos investir na qualidade dessa educação.”

Outros destaques do Censo de Educação Superior

Alunas assistindo aula em curso de ensino superior no Brasil
51% dos alunos cotistas terminaram seus cursos, superando os não cotistas (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  • O total de estudantes matriculados em cursos de ensino superior no Brasil cresceu 5,6% em 2023, quando comparado a 2022, atingindo um recorde de 9,9 milhões, o maior número dos últimos nove anos.
  • Dos alunos cotistas, 51% concluíram seus cursos, enquanto apenas 41% dos não cotistas obtiveram essa conquista.
  • Programas como o Prouni e o Fies têm ajudado muitos estudantes a finalizar seus cursos.
  • A pesquisa revelou que, entre os que terminaram o ensino médio em 2022, 27% ingressaram na educação superior no ano seguinte.