Não tem jeito, uma boa noite de sono é fundamental! Um estudo recente deixou isso ainda mais claro. Dormir demais ou de menos pode fazer um estrago na nossa memória, na fala, naquilo que chamamos de função executiva e até na nossa cognição como um todo. É como se a cabecinha ficasse meio bagunçada!

Efeitos dos Distúrbios do Sono

  • O objetivo da pesquisa foi investigar como os problemas de sono influenciam o desempenho cognitivo em adultos e idosos.
  • As queixas sobre sono, como insônia ou dormir pouco, estão bombando entre a galera, tudo isso devido ao ritmo frenético da vida moderna.
  • Os especialistas concluíram que uma noite de sono decente ajuda a dar aquele boost nas habilidades cognitivas, especialmente na memória, colaborando para a saúde mental.
  • Mas, se a qualidade do sono cair, as habilidades cognitivas, como a função executiva e a fluência verbal, vão junto! E isso pode até acelerar o declínio cognitivo.
  • Desempenho cognitivo abrange várias habilidades, tipo memória, linguagem, atenção e concentração.
  • O estudo ainda mostra que tanto o sono quanto a saúde cognitiva podem ser afetados pelo envelhecimento.
Memória é prejudicada por distúrbios do sono Imagem Bits And SplitsShutterstock

O Ideal É Dormir Sete Horas

A pesquisa também analisou a relação entre distúrbios do sono e o desempenho cognitivo de um total de 7.248 pessoas, entre 55 e 79 anos, de seis cidades brasileiras. Olha que interessante: foram encontradas associações em forma de U invertido entre a duração do sono e a performance cognitiva. Ou seja, estudar demais ou de menos que sete horas pode ser prejudicial!

Dormir pouco traz prejuízos à saúde Imagem aslysunShutterstock

O estudo revelou que as pessoas que relataram insônia enfrentaram um desempenho pior, especialmente na função executiva. Aquelas que tiveram insônia em mais de uma ocasião ou que dormiram pouco foram ainda mais afetadas na memória e na cognição global.

No fim das contas, o ideal é buscar um sono em torno de sete horas. Exagerar ou pecar pela falta de sono não é legal para a nossa cabecinha, seja você um jovem de meia-idade ou já um pouco mais velhinho. E não esquece, dormir bem é essencial, então prepare-se para boas noites de sono!