A dupla sensacional de cientistas, Victor Ambros e Gary Ruvkun, acabou de levar o Prêmio Nobel de Medicina 2024! O grande anúncio veio da Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia, lá no dia 07 de outubro. Por qual motivo, você pergunta? Por conta da descoberta dos microRNAs, uma revolução na biologia molecular!

Você sabe o que são microRNAs? Estas são pequenas moléculas de RNA (o famoso ácido ribonucleico) que têm um papel crucial na regulação da atividade genética. Em outras palavras, elas ajudam as células a funcionarem direitinho e a se desenvolverem a partir do DNA!

Cientistas ganham Nobel de Medicina 2024 pelo ‘impacto no campo da biologia molecular’

Os dois cientistas conquistaram o Nobel de Fisiologia ou Medicina “pelo impacto de suas contribuições no campo da biologia molecular”. E adivinha só? O prêmio foi de impressionantes 11 milhões de coroas suecas, o que dá cerca de R$ 5,8 milhões, divididos entre eles. Um belo reconhecimento!

Cientista segurando frasco com líquido dentro e ilustração de DNA nele
MicroRNAs descobertos por dupla que levou o Nobel de Medicina 2024 são fundamentais para as células Imagem CryptographerShutterstock

Vamos dar uma olhada nas contribuições destes dois gênios?

Gary Ruvkun

  • Ele desvendou como os microRNAs regulam a atividade dos genes;
  • Isso ajudou a explicar como os genes são ligados e desligados nas células!

Victor Ambros

  • Ele fez um “trabalho inovador” na descoberta dos microRNAs!

Fun fact: Sem os microRNAs, as células e tecidos não crescem direito! Eles são como os “chefs” que escolhem quais ingredientes (genes) devem ser usados em cada receita (expressão genética).

  • Se a regulação não funcionar, pode rolar umas doenças bem sérias, como câncer e diabetes. Eca!

Dupla de cientistas que ganhou o Nobel de Medicina 2024

  • Gary Ruvkun: Nascido em Berkeley, na Califórnia, é médico e pesquisador no Massachusetts General Hospital e na Harvard Medical School, em Boston;
  • Victor Ambros: Nascido em Hanover, no New Hampshire, é professor na Massachusetts Medical School, em Worcester;