Se você estava sentindo uma falta da Adele e do Nirvana no YouTube, pode ficar tranquilo! Depois de um fim de semana estressante, onde vários clipes famosos sumiram da plataforma, o YouTube e a SESAC, organização que cuida dos direitos autorais, chegaram a um acordo para trazer de volta essas músicas queridas. A ausência das canções aconteceu porque o contrato entre as duas partes não foi renovado a tempo, mas agora tudo está se acertando.

Negociações e a remoção antecipada

“Fechamos um acordo com o YouTube para garantir que nossos compositores e editores sejam devidamente compensados. Agradecemos a paciência de todos, especialmente dos artistas. Durante as negociações, as músicas foram retiradas antes do prazo, mas o YouTube já está começando a restaurar os vídeos.”

Scott Jungmichel, SESAC

vídeo do nirvana fora do ar
Vídeos do Nirvana ainda estão fora do ar Imagem YouTube Reprodução

A SESAC representa mais de 15 mil compositores e atualmente licencia mais de 1,5 milhão de músicas. O impacto dessa remoção foi particularmente sentido nos EUA, afetando tanto o YouTube quanto o YouTube Music.

Posicionamento do YouTube

  • Mariana De Felice, porta-voz do YouTube, comentou:
  • “Estamos felizes que a SESAC aceitou nossa oferta. Um acordo foi fechado e o conteúdo voltará ao ar em breve!”
  • Até agora, músicas icônicas como “Come as You Are” e “Hello” ainda não estão disponíveis nos EUA, mas segundo a conta @TeamYouTube, a previsão é que tudo seja restaurado nos próximos dias.
  • Os detalhes do novo contrato não foram divulgados.
As músicas de Adele e Nirvana devem voltar ao YouTube em breve Imagem JarTeeShutterstock