Nintendo e sua visão sobre IA

A galera do mundo dos games estava quase em um acordo geral sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) para turbinar as experiências de jogo. Pense só: gráficos mais legais, ajustes na dificuldade durante a partida e um monte de outras facilidades! Mas a Nintendo, a grande mestre dos jogos, decidiu dar uma reviravolta nessa história. O seu presidente, Shuntaro Furukawa, já tinha mostrado essa tendência lá em julho, e agora o legendário Shigeru Miyamoto confirmou: a Nintendo vai seguir um caminho diferente e não vai usar IA em seus jogos.

O criador de Super Mario Bros. é uma das figuras mais respeitadas dentro da empresa japonesa – Imagem: Reprodução/Nintendo

Miyamoto, essa lenda viva dos games, estava por trás dos clássicos como Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda (sim, a princesa é a Zelda, e o herói é o Link!). Ele tem uma longa carreira na Nintendo, desde 1977, e hoje é considerado o guru da empresa.

O jeito Nintendo de ser

Em um bate-papo com o jornal The New York Times, Miyamoto deixou claro que a Nintendo está de olho no que a diferencia, mesmo com a revolução da IA acontecendo em outros lugares:

“Pode parecer que estamos indo na direção oposta, mas na verdade é tentar descobrir o que torna a Nintendo especial. Há muita conversa sobre IA, e quando isso acontece, todos começam a ir na mesma direção, mas é aí que a Nintendo prefere ir em uma direção diferente.”

Os rumores não param por aí! O presidente Furukawa também já havia falado que a Nintendo tem um know-how gigante em criar experiências únicas para os jogadores. Ele afirmou que, apesar de estarem abertos a novas tecnologias, eles vão continuar a oferecer um valor que é somente da Nintendo e que a tecnologia sozinha não consegue criar.

A Nintendo construiu seu império a partir de franquias poderosas – Imagem: Nintendo/Divulgação

A indústria e a IA

Não estou aqui pra dizer que um caminho é melhor que o outro; cada um tem suas preferências e quanto mais opções, melhor! Porém, dá pra ver que a maioria da indústria de games, diferente da Nintendo, está bem animada em usar IA para inovar.

O CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, já deixou claro que a IA será uma parte fundamental do desenvolvimento dos jogos no futuro. Os caras querem que a IA seja quase o coração do negócio! E a Nvidia também mostrou que a nova tecnologia pode elevar o nível da experiência de jogos, criando personagens com “vida própria”.

Além disso, a Microsoft está trabalhando em um chatbot de IA para ajudar os usuários do Xbox, resolvendo questões sobre o Game Pass e dando dicas sobre jogos.