Se você já teve um pesadelo com seu computador ou celular, provavelmente se deparou com um malware! Esse termo fancy é nada mais que uma classificação para qualquer tipo de software malicioso que pode te dar trabalho, como roubar suas informações, derrubar seu sistema ou simplesmente, te deixar P da vida. Mas calma que tem como evitar que seu aparelho vire uma vítima!

O que é o famigerado malware?

Malware é a combinação de ‘malicious’ (malicioso) e ‘software’. Ele pode dar uma dor de cabeça e tanto, desde roubar seus dados até deixar seu computador com aquele famoso ‘congelamento’ ou, ainda, dar risadas enquanto você tenta resolver a bagunça que ele faz.

Rússia
<em>Imagem DC StudioShutterstock<em>

Dentro do vasto mundo do malware, você vai encontrar de tudo: desde spywares que são como espiões virtuais até ransomwares que sequestram seus arquivos e pedem resgate. Tudo muito divertido, né?

Qual a diferença entre malware e vírus?

Simples! Todo vírus é um tipo de malware, mas nem todo malware é um vírus. Os vírus surgiram nos anos 90 e acabaram se reproduzindo como coelhos pela internet. No entanto, as ameaças modernas têm outros nomes como trojans e worms. A evolução dos mosquitinhos da internet é real!

malware
<em>Imagem Sashkin Shutterstockcom<em>

O termo ‘vírus’ está tão fora de moda, que já tá quase na lista dos dinossauros. Temos pragas como trojans, worms e adwares, que trazem uma variedade de complicações, muito além do que a gente imagina.

Tipos de malware

Os tipos de malware são como sabores de sorvete: tem para todos os gostos e estilos! Aqui estão alguns deles:

Worms

Esses bandidos se espalham como fogo em palha seca e podem causar um estrago danado em redes. Uma vez instalados, eles fazem a festa!

Adwares

Em vez de causar danos, eles preferem bombardear seu computador ou celular com anúncios. Ah, que delícia, né? Ao invés de fazer o que você precisa, eles gastam sua bateria e paciência.

Adware
<em>Imagem Shutterstock<em>

Bots ou botnets

São como fantoches nas mãos de hackers. Eles controlam sistemas inteiros e podem até roubar tudo o que você escreve! Cuidado por aí!

Ransomwares

Esses malwares são os sequestradores digitais! Eles trancam seus dados e exigem resgate, enquanto spywares espreitam suas atividades sem que você perceba!

Trojans

Esses malwares adoram se disfarçar de programas úteis. Você baixa achando que é um salva-vidas, mas logo ele começa a causar um caos à sua volta.

Como remover malware no PC com o Windows Defender

  1. Abra o programa Segurança do Windows: Vá no menu Iniciar, encontre as configurações, depois clique em “Privacidade e Segurança” e finalize com “Segurança do Windows”.
  2. Clique em “Proteção contra vírus e ameaças”: Agora você pode dar uma olhada nas ameaças escondidas no seu dispositivo!
  3. Clique em “Verificação rápida”: Faça uma varredura na sua máquina.
  4. Siga as instruções: Se o Windows Defender localizar um intruso, siga os passos para deixá-lo em quarentena e removê-lo da sua vida!

Como detectar e eliminar um malware?

Primeiro, você precisa de um bom antivírus! Um software que monitore sua máquina pode detectar qualquer bagunça antes que ela vire um problemão. Olhe sempre os arquivos e pastas do seu computador e peça ao antivírus para fazer uma varredura geral.

Avast antivírus
O Avast está entre os antivírus mais eficientes e está disponível para celulares e computadores. Imagem: T. Schneider / Shutterstock

Como remover malware?

Alguns malwares são como carrapatos: difíceis de tirar! Mas relaxa, se seu antivírus detectar algo, ele vai classificar e te ajudar a eliminá-lo. Se isso não funcionar, você pode sempre voltar seu PC a um ponto antes da infecção ou até formatá-lo. Só não esquece do backup, hein!