O TikTok Música Está Dando Tchauzinho!

Gente, segura essa! O TikTok decidiu dar fim ao seu serviço de streaming de música, o TikTok Music, apenas dois anos após o seu lançamento! A ByteDance, que é a controladora da rede social, anunciou que o serviço vai se encerrar no dia 28 de novembro. A ideia deles era concorrer com monstros como Spotify e Apple Music, mas, pelas notícias, a coisa não rolou muito bem.

Segundo a empresa, as informações das contas e dados pessoais dos usuários serão deletados automaticamente após o fechamento do TikTok Music. E não esqueçam, galera, vocês têm até o dia 28 de outubro para transferir suas playlists para outros serviços, porque depois disso, já era!

O chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da empresa, Ole Obermann, soltou que a ideia é focar em como o TikTok pode continuar a impulsionar a audição de músicas e ajudar os artistas e compositores a brilhar ainda mais no mundo da música.

ByteDance e Sua Grande Ambição Musical

  • A ByteDance começou a trocar ideia com gravadoras em 2022 para expandir seu serviço de streaming e, assim, sonhar em competir com os grandes players do setor, aproveitando o sucesso das músicas virais do TikTok.
  • O TikTok Music foi lançado em julho do ano passado na Indonésia e no Brasil, e depois se espalhou para outros lugares como Austrália, México e Cingapura.
  • Os vídeos do TikTok ajudaram a impulsionar novos artistas e a criar sucessos, mas isso trouxe algumas tretas com as gravadoras!
TikTok Music
Mensalidades do TikTok Music no Brasil começavam a partir de R$ 850 Imagem DivulgaçãoTikTok

Em fevereiro deste ano, rolou uma treta com o Universal Music Group, que retirou as músicas de seus artistas do TikTok. O bafafá envolveu se os artistas estavam recebendo o pagamento justo pelos seus trabalhos no app. Os vídeos começaram a aparecer sem som e… tcharam! A importância das redes sociais na indústria musical ficou ainda mais evidente.

As empresas se entenderam em maio, e a música da Universal voltou a tocar no TikTok, com promessas de aumentar os royalties para os artistas e proteções para inteligência artificial. Ou seja, tá sempre no calor da batalha, não é mesmo?

TikTok encerrando o serviço de streaming de música só um ano após o lançamento Imagem ShutterstockBINK0NTAN