A Antártida em Perigo: O Degelo e Sua História

Bem-vindo ao Polo Sul, onde a festa do degelo está a todo vapor! A Antártida está passando por um degelo severo por conta do aquecimento global, e as previsões não são nada animadoras. Daqui a algumas décadas, o gelo pode estar fazendo as malas e partindo de vez, com a expectativa de um continente sem gelo a partir de 2100. Mas espera aí! Você sabia que isso não é novidade por lá?

Exatamente! A Antártida não foi sempre coberta por gelo. Na verdade, os cientistas acreditam que o continente já foi um lugar bem menos frio, cheio de tundras e florestas de coníferas. De acordo com especialistas, a camada de gelo é um fenômeno relativamente recente se olharmos para a história da Terra!

Imagem HarvepinoShutterstock

O que fez a Antártida ficar congelada?

A última vez que a Antártida ficou sem seu cobertor de gelo foi há mais de 30 milhões de anos! Para entender o que aconteceu, precisamos falar um pouco sobre temperatura. Naquela época, o planeta estava 8°C mais quente do que hoje. E se voltarmos um pouquinho mais, cerca de 50 milhões de anos, essa diferença sobe para incríveis 14°C!

Então, o que causou essa transformação? Um cientista super famoso, Eric Wolff, nos dá dois motivos. Primeiro, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Quanto mais CO2, mais calor fica preso e mais quente tudo fica. O segundo motivo são os movimentos das placas tectônicas e, em especial, a abertura da Passagem de Drake, que separou a América do Sul da Antártida. Isso ajudou a criar uma corrente de água que circula ao redor da Antártida, isolando-a e tornando-a bem mais fria.

Agora, se continuarmos com o ritmo de degelo que estamos vendo, o futuro da Antártida sem gelo pode se tornar uma realidade. E isso? Bom, seria um desastre para todos nós! A culpa está em nossas mãos, e depende de nós mudar essa história!