Caronte, a maior lua de Plutão, é um verdadeiro mistério cósmico! Cientistas têm estudado essa beleza gelada por um bom tempo e já descobriram uma porção de elementos químicos nela. Recentemente, eles encontraram uma surpresa: peróxido de hidrogênio! Isso mesmo, a mesma coisa que algumas pessoas usam para descolorir o cabelo.

Gelo e CO₂: O que já sabemos sobre Caronte

  • As últimas missões espaciais deixaram a gente sabendo que Caronte tem água em forma de gelo, amônia e até alguns compostos orgânicos!
  • E não para por aí! Dióxido de carbono (CO₂) também foi identificado por lá.
  • Os cientistas acham que esse CO₂ é bem antigo, vindo de depósitos que estão lá há bilhões de anos, desde que a lua foi formada.
  • Agora, ele está na superfície porque buracos foram abertos por impactos de asteroides. Como um verdadeiro cartão-postal do espaço!
Caronte o mistério do sistema solar Imagem NASAJPL

O que há de tão especial no peróxido de hidrogênio?

A descoberta do peróxido de hidrogênio em Caronte deixou os cientistas de queixo caído. Esse composto, que você provavelmente conhece como água oxigenada, tem uma estrutura parecida com a da água, só que com um átomo a mais de oxigênio (H2O2).

Peróxido de hidrogênio também conhecido como água oxigenada Imagem SergeiShimanovichShutterstock

Os especialistas acreditam que a luz do sol, mesmo tímida lá em cima, pode estar descongelando um pouco do gelo da superfície. Outra teoria comenta que o vento solar – ou seja, partículas carregadas pelo Sol – está causando reações químicas incríveis por lá!

Mas, calma! Ainda estamos apenas começando a entender tudo isso. Os pesquisadores afirmam que mais estudos são necessários para desvendar os segredos de Caronte e quem sabe, descobrir se isso também acontece nas outras luas de Plutão.