Crateras Gigantes na Sibéria: Mistério Resolvido?

Depois de quase 10 anos de perguntas sem respostas, parece que finalmente encontramos o vilão por trás das crateras explosivas da Sibéria! Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, apontaram o gás metano como o grande responsável por essas incríveis formações.

<em>Crateras gigantes são causadas por explosões na Sibéria Imagem Morgado et alGeophysical Research Letters<em>

Metano em Fuga

O que rola é que o aquecimento global tá mudando a dinâmica do permafrost (essa camada congelada que fica bem debaixo da terra) e liberando o metano preso lá em baixo. E é aí que o bicho pega: esse gás altamente inflamável sobe pra superfície e boom! Explosões que criam enormes crateras no solo.

Mas calma, tudo isso não acontece da noite pro dia. O processo leva algumas décadas até o gás ser liberado e causar essas explosões. Os cientistas ficaram bem animados com a descoberta e comentaram que novos estudos vão aprofundar no volume de gás que é liberado nessas explosões. A curiosidade é infinita!

Explosões de metano causam “buracos” gigantes no gelo. (Imagem: Belozerova Daria/Shutterstock)

Quando o gelo começa a derreter, essa camada de hidrato de metano se expande e a pressão resulta em fissuras no subsolo. É assim que o gás se liberta e causa as explosões que formam essas crateras misteriosas. A ciência é fascinante, não é mesmo?