“`html
Clima: previsão do tempo em outubro indica muita chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acabou de soltar a previsão do tempo para outubro e parece que vamos ter chuva além da média em várias partes do Brasil. Olha só:
- Na região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a expectativa é de muita água!
- No centro do Brasil, a chuva vai reaparecer, mas só depois da metade do mês.
- No sudoeste do Amazonas e Pará, também pode rolar um aumento nos aguaceiros.
- Já no Nordeste e partes do norte de Minas, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e algumas áreas do Pará, a previsão é de menos chuva do que a média.

Centro-norte com pouca precipitação
Mas calma que nem tudo é chuva boa! No centro-norte, especialmente na região de Matopiba (divisa entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a situação é de seca. Isso pode realmente ajudar a colheita de algodão e feijão na terceira safra no norte do Centro-Oeste e Sudeste.
Enquanto isso, no Sul, onde a chuva vai ser acima da média, o pessoal já está animado com o início do plantio e desenvolvimento da safra 2024/25, que deve se beneficiar bastante.
E o calor? Vai embora ou fica?
Infelizmente, o calor vai continuar em algumas regiões! O Inmet prevê que lugares como Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão tenham dias quentes, passando dos 28 °C.
Em setembro, a gente teve duas ondas de calor e em outubro deve pintar pelo menos uma. Por outro lado, algumas áreas leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudoeste de São Paulo e outras, devem ter temperaturas mais frescas, com mínimas abaixo dos 17 °C nas regiões mais altas do Sul e Sudeste.

La Niña dará as caras
Outubro também será o mês em que o fenômeno La Niña vai aparecer. Esse fenômeno acontece quando as temperaturas estão abaixo da média no Pacífico Tropical e costuma trazer chuvas intensas na Ásia, enquanto a América do Sul pode ficar mais seca.
Aqui no Brasil, espera-se que do La Niña influencie diretamente a produção de soja, café e açúcar. E o Inmet acredita que o auge dessa influência vai rolar no verão de 2025, dando uma diminuidinha a partir de fevereiro. Mas no primeiro semestre do próximo ano, ele deve passar para um estágio neutro.
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/10/02/ciencia-e-espaco/saiba-como-sera-o-clima-em-outubro-no-brasil/