Se você já se perguntou quais são os animais peçonhentos mais perigosos do Brasil, você está no lugar certo! Esses bichinhos, embora pequenos, podem causar um grande estrago. Vamos explorar quem são eles, como se proteger e o que fazer se, por acaso, você acabar no meio de um ataque!

Qual a diferença entre animal peçonhento e animal venenoso?

Antes da lista dos top cinco, é legal entender a diferença: animais venenosos usam toxinas de maneira passiva, certo? Eles se protegem, mas se você não comer ou tocar, tudo tranquilo! Já os peçonhentos são mais diretos: com dente, ferrão ou presa, eles injetam a toxina, tanto para se defender quanto para caçar. Então, sempre bom saber, né?

Os 5 animais peçonhentos mais fatais do Brasil

No Brasil, os peçonhentos que realmente importam para a nossa saúde incluem cobras, escorpiões, aranhas e até algumas abelhas. Vamos lá conhecer os cinco mais temidos!

1. Escorpião-Amarelo (Tityus serrulatus)

É a estrela dos acidentes escorpiônicos aqui no Brasil! Ele ama uma área urbana e pode ser encontrado escondido em entulhos e frestas. Cuidados com a sujeira nos cantos, porque ele adora baratas para lanchar!

Sintomas da picada: Além de uma dor forte, pode rolar sudorese, vômitos e até problemas respiratórios. Então, não vacila!

2. Aranha Armadeira (Phoneutria spp.)

Uma das aranhas mais venenosas do Brasil! Ela se defende mostrando as patas e pode pular se sentir ameaçada. Não dá pra relaxar, porque essas criaturas estão em todos os lugares: jardins, garagens, tudo!

Sintomas da picada: A dor é intensa, pode ter inchaço e em casos mais graves, até crises convulsivas!

3. Jararaca (Bothrops jararaca)

Responsável pela maioria dos acidentes com cobras, a jararaca é uma verdadeira expert em causar medo! Ela está principalmente em áreas rurais, mas também aparece nas cidades. Cuidado com os roedores, que atraem essa serpente!

Sintomas da picada: Dor, inchaço e até hemorragia! É pra ficar em alerta!

4. Cobra Cascavel (Crotalus durissus)

Essa cobra é um espetáculo! Seu chocalho avisa que ela não está pra brincadeira. Pode chegar a 160 cm e tá em vários locais, das áreas secas do interior até lugares abertos.

Sintomas da picada: Pode afetar tanto o sistema nervoso quanto o muscular. Dor, paralisia e até problemas respiratórios! Aja rápido!

5. Abelha Mamangava (Bombus spp. e Xylocopa spp.)

Essas belezuras são grandes e têm a habilidade de picar várias vezes! Não são tão agressivas, mas fique longe delas. Elas fazem ninho em árvores e lugares de madeira, tanto na cidade quanto no campo.

Sintomas da picada: Uma picada dolorosa que pode gerar inchaço, e em casos mais sérios, reações alérgicas. Cuidado com os alérgicos, pois pode ser fatal!

Dicas de Prevenção:

  • Evite andar descalço em áreas arriscadas.
  • Mantenha seu quintal limpo, sem entulho.
  • Use luvas e botas se for mexer em materiais de construção ou em áreas abertas.
  • Verifique roupas e sapatos antes de usar, principalmente os que você guardou há muito tempo.