“`html
Você já parou pra pensar em como os telescópios são legais? Tecnologias como as do James Webb são incríveis! E se disséssemos que existe a possibilidade de usar um telescópio ainda mais fantástico? Sim, estamos falando de um telescópio que em vez de lentes convencionais, vai usar o próprio Sol para enxergar mais longe no universo. Vamos explorar isso de forma divertida!
Sol: A Lente Natural do Espaço
- Embora não pareça, o Sol tem uma massa enorme;
- Na teoria da relatividade de Einstein, objetos massivos como o Sol curvam o espaço-tempo;
- A luz que passa perto do Sol é desviada, como que se estivesse seguindo para um ponto focal;
- Essa “lente gravitacional” pode ajudar a enviar dados de lugares super distantes.
Os astrônomos já usam lentes gravitacionais para observar galáxias super distantes. Quando a luz de uma galáxia passa perto de um aglomerado, a massa desse aglomerado aumenta a imagem de fundo, permitindo que vejamos mais longe do que imaginávamos.

Imagine uma “lente gravitacional solar” com uma resolução que deixa qualquer telescópio no chinelo! De acordo com o Space, seria como ter um telescópio do tamanho do Sol, capaz de observar o universo distante com uma potência quase um milhão de vezes maior que o Event Horizon Telescope. Isso significa que poderíamos até avistar uma laranja na Lua!
A seguir, temos uma ilustração que mostra como esse conceito funciona:

No entanto, utilizar o Sol como um telescópio não é uma tarefa fácil. O ponto focal de onde a luz se curva está a 542 vezes a distância da Terra ao Sol, três vezes mais longe que a Voyager 1, nossa nave espacial que já foi muito além!
Além de ter que enviar uma nave ainda mais distante, ela também precisa de combustível para se mover quando chegar lá. As imagens geradas pela lente gravitacional solar seriam espalhadas por uma vasta área, então a nave teria que escanear tudo para juntar os “pedacinhos” e formar uma imagem completa. Uma verdadeira caça ao tesouro espacial!
Quais são as possibilidades desse supertelescópio solar?
Com a lente gravitacional solar, poderíamos ter uma visão detalhada da superfície de qualquer exoplaneta a até 100 anos-luz de distância! E isso é apenas o começo! O potencial é tão grande que falamos de um telescópio muito mais eficaz do que poderíamos criar nos próximos séculos.
Apesar de parecer meio maluco, a ideia não é nova! Desde os anos 70, há grandes planos para utilizar a lente solar. Recentemente, astrônomos estão pensando em lançar uma frota de pequenos satélites que, ao chegarem em seus destinos, poderão fazer manobras para criar imagens incríveis, enviando tudo de volta para a Terra para processar.
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/23/ciencia-e-espaco/o-sol-pode-se-tornar-o-telescopio-mais-poderoso-ja-feito-veja-como/