Você sabia que, na escola, nos ensinaram que a Terra é feita de quatro camadas? Temos a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno! Mas que tal uma reviravolta? Um novo estudo feito pela turma da Universidade Nacional Australiana sugere que essa visão pode não ser bem assim. Vamos conferir!
Núcleo interno da Terra: o que tem por trás?
Os cientistas, observando as atividades vulcânicas e os tremores da Terra, descobriram que o núcleo interno está muito quentinho, com temperaturas que passam de 5.000 ºC e ocupa só 1% do volume total do nosso planeta. Mas, aqui vem a surpresa: novos dados mostram que esse núcleo pode ser dividido em duas camadas distintas! Legal, né?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram um algoritmo de busca super poderoso para analisar milhares de modelos do núcleo interno, combinando tudo isso com dados do Centro Sismológico Internacional. Eles queriam saber quanto tempo as ondas sísmicas levam para viajar pelo interior da Terra.
Ainda mais fascinante: algumas simulações indicam que o material do núcleo interno canaliza ondas sísmicas mais rapidamente na horizontal, em paralelo ao equador. Enquanto outras teorias dizem que a mistura de materiais faz as ondas correrem mais rápido na direção do eixo de rotação da Terra. Uau!
Terra e seus resfriamentos misteriosos
Os pesquisadores também levantaram a possibilidade de que a Terra passou por dois grandes eventos de resfriamento ao longo da sua história. Eles encontraram indícios de que a estrutura do ferro dentro do núcleo pode ter mudado, o que deixa esse mistério ainda mais intrigante.
- Determinados detalhes desses episódios ainda estão parecendo um pouco nebulosos.
- Essas descobertas ajudam a explicar por que algumas evidências do que sabemos estão, por assim dizer, fora de sintonia com os nossos modelos atuais da estrutura terrestre.
- Já foi sugerido que há uma camada interna com diferentes alinhamentos estruturais dos cristais de ferro que compõem o núcleo interno.
- Novas pesquisas podem elucidar esses mistérios e responder a várias questões que ainda deixam os cientistas coçando a cabeça!

No fim, a Terra realmente tem camadas e mistérios que, quem diria, ainda nos surpreendem! Vamos ficar de olho nessas novas descobertas!
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/ciencia-e-espaco/o-interior-da-terra-pode-ser-um-pouco-diferente-do-que-pensavamos/