A Missão Hera Está Chegando!

Na segunda-feira (7), às 8h52 da manhã no horário de Brasília, a missão Hera da Agência Espacial Europeia (ESA) está marcada para decolar! O grande plano? Investigar o asteroide Dimorphos, que teve sua órbita mudada em 2022 após um impacto de uma sonda da NASA durante a missão DART.

Representação artística da espaçonave Hera, que vai estudar o asteroide Dimorphos. Crédito: ESA/Gabinete de Ciência

Se tudo correr bem, a Hera vai ser lançada por um foguete Falcon 9 da SpaceX, direto de Cabo Canaveral, na Flórida. E tem mais! Em duas semanas, ela fará uma manobra no espaço profundo, passará a uns 5.000 a 8.000 km de Marte e ainda fará uma visita a Deimos em março de 2025.

Planos a Longo Prazo da Missão

De acordo com a NASA, a Hera ainda tem datas backup de lançamento até 2026, caso precise. A primeira manobra ficará programada para janeiro de 2026 e a captura orbital vai começar lá por 14 de dezembro do mesmo ano, com a entrada em órbita prevista para o fim de janeiro ou começo de fevereiro de 2027.

Ary Martins, divulgador científico, vai comentar sobre a missão Hera no programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Após o sucesso da missão DART, agora a ESA vai se juntar ao show com a Hera! E para quem quiser se aprofundar no assunto, vai rolar um papo legal no Programa Olhar Espacial, onde Ary Martins, um verdadeiro expert em astronomia, vai dar todos os detalhes da missão. Anote aí!

Participe do Programa Olhar Espacial

O Programa Olhar Espacial acontece todas as sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), e é apresentado por Marcelo Zurita, o cara que manja tudo sobre astronomia! O programa é transmitido ao vivo pelos canais oficiais. Não perca!