Olha só que novidade legal! Astrônomos descobriram um exoplaneta chamado WASP-107 b, que é meio “desequilibrado” se comparado a outros planetas. Usando o super telescópio James Webb, eles conseguiram analisar de pertinho essa peculiaridade. O WASP-107 b dá uma voltinha em torno de uma estrela laranja que é menor que o nosso Sol e está a uns 210 anos-luz de distância. E acredite se quiser: ele completa essa volta em apenas cinco dias terrestres!

Mas não para por aí! Assim como a nossa Luna, o WASP-107 b está “bloqueado” em relação à estrela, o que significa que sempre tem um lado que está escondidinho, enquanto o outro fica pela luz da estrela.

WASP-107 b, o exoplaneta assimétrico

Esse planetão foi descoberto em 2017 e seu tamanho é impressionante: ele tem 94% do tamanho de Júpiter, mas a massa dele? Apenas 10% da massa desse gigante gasoso. Isso deixou os cientistas bem intrigados e eles já começaram a estudar suas características!

O WASP-107 b tem um núcleo rochoso e é super quente (mais quente do que os cientistas achavam!). Esse calor todo faz dele o exoplaneta menos denso que conhecemos até agora. E como se não bastasse, o telescópio James Webb revelou que sua forma é assimétrica – um lado é maior do que o outro! Que loucura, né?

O exoplaneta WASP 107b é assimétrico e um gigante gasoso quase do tamanho de Júpiter na imagem é possível ver a composição da atmosfera local
Crédito NASA ESA CSA Ralf Crawford STScI Science L Welbanks ASU e equipe JWST MANATEE

Matthew Murphy, um estudante de graduação do Observatório Steward da Universidade do Arizona, disse que essa foi a primeira vez que se observou a assimetria de um exoplaneta do espaço enquanto ele passa pela estrela. Ele comentou que observar do espaço é muito mais rico do que fazer isso da superfície da Terra, e isso ajudou a identificar a composição de gases na atmosfera do WASP-107 b.

Embora tenha se descoberto um monte de coisas novas sobre o planetão, ainda há mistério pela frente! O que causou essa assimetria ainda está sendo investigado, e os pesquisadores esperam ter mais respostas assim que analisarem os dados que o James Webb trouxe.