Descobertas Espaciais: A Via Láctea e o Sistema Solar

Enquanto a gente vive aqui na Terra, o Sistema Solar tá dando uma voltinha pela Via Láctea. E adivinha? Está atravessando áreas mais densas de matéria interestelar! Isso mesmo, nuvens de hidrogênio e outros materiais que podem ter uma influência sinistra no nosso clima. Alguns cientistas até acham que essas nuvens podem ser responsáveis por eras glaciais! Como assim, né?

Um estudo fresquinho, liderado por Jess A. Miller, uma astrofísica super alinhada da Universidade de Boston, trouxe essa informação à tona. O estudo, publicado na Geophysical Research Letters, falou sobre duas vezes em que a Terra e o nosso Sistema Solar passaram por nuvens densas: uma faz dois milhões de anos e outra, há sete milhões!

Por um breve período a Terra pode ter ficado desprotegida pela heliosfera o escudo do Sol Isso pode ter deixado o planeta exposto a altas taxas de radiação Crédito Opher et al Nature Astronomy

Revelando o Mistério do Hidrogênio Interestelar

Segundo a pesquisa, quando o Sistema Solar passou por essas nuvens, houve um fluxo significativo de hidrogênio interestelar que se misturou à nossa atmosfera. A combinação do hidrogênio com oxigênio poderia ter gerado uma quantidade extra de água. Já pensou? Isso fez com que parte do ozônio na atmosfera diminuísse, resultando até na criação de nuvens raras chamadas noctilucentes, que ficam bem altas, entre 76 a 85 km acima do solo.

Gelo no polo norte da Terra visto do espaço
Movimentações do Sistema Solar podem ter influenciado pelo menos duas eras de gelo na Terra Crédito muratart Shutterstock

No entanto, a parada é que não tá todo mundo concordando se esses eventos realmente causaram uma era glacial. Raios cósmicos e outras coisinhas também podem ter entrado no jogo, o que deixa a pesquisa ainda mais complicada. Os cientistas estão pensando em usar simulações atmosféricas mais avançadas para entender melhor tudo isso. Vai ser interessante acompanhar!