Uma cratera de aproximadamente 60 metros de largura foi flagrada no norte da Rússia por satélites da Maxar Technologies no dia 21 de setembro. Esse buraco misterioso apareceu do nada e não estava no lugar no início do mês. O que será que aconteceu? Algumas teorias estão pipocando por aí, e uma delas sugere que a cratera pode ser fruto de testes com uma superarma do governo russo. Isso mesmo, a famosa “Satan II”.

“Satan II” está quase lá

  • Parece que o próprio presidente da Rússia já confirmou que o RS-28 Sarmat, conhecido como “Satan II”, está bem perto de ser finalizado.
  • Esse míssil balístico intercontinental faz parte da nova geração de armas e pretende substituir o antiguíssimo SS-18 da era soviética.
  • Ele é projetado para lançar ogivas nucleares e pode alcançar alvos a milhares de quilômetros de distância, seja nos EUA ou na Europa.
  • Ainda bem que foram apontados alguns atrasos e contratempos no desenvolvimento dessa belezinha!
  • Apenas para deixar você mais intrigado, alguns testes recentes passaram por episódios problemáticos!
  • Analistas levantam a hipótese de que um novo teste estava rolando exatamente na área onde a cratera foi encontrada, no Cosmódromo de Plesetsk.
Cratera identificada no norte da Rússia Imagem Maxar Technologies

Falhas que deixam a pulga atrás da orelha

Especialistas estão dizendo que esses buracos gigantes surgindo após os testes podem não ser um bom sinal, indicando que as coisas não saíram como planejado. Pavel Podvig, um analista suíço, mencionou que “definitivamente houve um incidente sério com o míssil e o silo”, mas ainda não dá para saber o que exatamente deu errado.

Timothy Wright, outro especialista, comenta que a destruição na área ao redor do silo pode ter ocorrido por uma falha logo após a ignição do míssil. Imagina a cena: algum problema com o propulsor e o míssil acaba caindo e explodindo pertinho do silo. Um mico daqueles!

O míssil nuclear da Rússia tem um sistema todo camuflado para não ser detectado Imagem reproduçãoTASS

De qualquer forma, a galera que entende do assunto concorda que essa situação é um grande revés para os planos do governo russo. E enquanto isso, a Rússia permanece em silêncio total sobre o ocorrido!