Em 2022, o vulcão Tonga decidiu fazer uma grande festa e, uau, que explosão! Essa erupção quebrou recordes de intensidade e deixou os cientistas coçando a cabeça, pois mesmo com um montão de dados sísmicos, o que realmente causou tudo isso ainda era um mistério. Mas calma que a luz no fim do túnel pode ter aparecido graças a um estudo novinho em folha!

Quantidade colossal de energia foi liberada

Parece que a galera da pesquisa usou umas técnicas bacanas, tipo aquelas que medem explosões subterrâneas, para estudar a erupção. E adivinha? Constatou-se que a energia liberada foi equivalente a cinco, isso mesmo, CINCO das maiores explosões nucleares feitas pela Coreia do Norte em 2017! Isso é energia pra dar e vender, hein?

A equipe acredita que houve uma explosão grandona, talvez por uma rocha sendo comprimida por gás, que fez a água em cima do vulcão ser lançada pra longe. Essa ação aliviou a pressão na rocha, que depois deu um “ricochete” com uma força surreal!

A explosão do vulcão em Tonga foi capturada por satélites no espaço
Explosão do vulcão em Tonga registrada por satélites Imagem reproduçãoNOAA

As descobertas são impactantes, já que a ideia anterior era que a interação entre magma quentíssimo e a água gelada do mar era a responsável por desencadear erupções subaquáticas tão potentes. Mas a turma de pesquisadores se deixou claro que ainda é “discutível” se o modelo está certinho, embora todos os cálculos tenham dado sinais de que é plausível. Essas maravilhas científicas foram publicadas na revista Geophysical Research Letters.

Erupção histórica

  • A erupção rolou no dia 15 de janeiro de 2022 e quase destruiu 5% da camada de ozônio lá no Pacífico. É, meus amigos, ficou feio o negócio.
  • Além disso, a bomba de força desencadeou o primeiro megatsunami conhecido desde os tempos antigos.
  • As ondas atingiram 90 METROS de altura! Isso é nove vezes mais alto que o tsunami que devastou o Japão em 2011.
  • A força da explosão também causou a tempestade de raios mais intensa já registrada, com incríveis 2,6 mil raios por minuto, facilmente visível do Espaço e que bagunçou os satélites por lá.
  • Pra completar, a erupção resfriou as temperaturas na estratosfera tropical em 4°C. Sério, que bagunça!
Erupção
Erupção do vulcão submarino em Tonga causou megatsunami Imagem reproduçãoNASA