Um grupo de arqueólogos acaba de fazer uma descoberta incrível na África, especificamente no Marrocos! Eles encontraram os vestígios da sociedade agrícola mais antiga já registrada fora do famoso Vale do Nilo. Você sabia que essa comunidade pode ter vivido por lá há 5 mil anos? Pois é!

Um assentamento grandão comparável a Tróia!

O local, chamado Oued Beht, foi descoberto por colonos franceses nos anos 1930, mas nunca tinha sido estudado de verdade. Após quase um século de mistério, os cientistas decidiram cavar mais fundo e levaram um susto: encontraram milhares de cabeças de machado de pedra e fragmentos de cerâmica pintada, revelando uma civilização até então desconhecida.

Objetos encontrados durante as escavações revelam a existência de uma comunidade na região (Imagem: Rafael Laoutari, Rafael Martínez Sánchez e Moad Radi/Antiquity)

A equipe de pesquisadores acredita que esse assentamento tinha centenas de moradores e era tão grande quanto Tróia na Idade do Bronze! Além disso, parece que essa sociedade agrícola não só cultivava a terra, mas também mantinha comércio com outros povos do outro lado do Mediterrâneo.

A análise de amostras de carvão e sementes encontradas no local revelou que a região foi habitada entre 3400 e 2900 a.C. E adivinha? As pessoas que viviam lá provavelmente tinham uma combinação de origens genéticas, resultado de várias migrações.

Os arqueólogos também desenterraram restos de ovelhas, cabras, porcos e gado. Essas descobertas são como um verdadeiro tesouro do passado, e foram divulgadas em um estudo na revista Antiquity.

Uma descoberta que muda tudo!

  • A teoria atual diz que, assim como na África subsaariana na época, o norte da África era habitado por caçadores-coletores e pastores nômades.
  • Esses povos não praticavam agricultura, mas essa nova descoberta mostra que havia sim comunidades agrícolas por lá!
  • Os arqueólogos acreditam que isso pode ser só a ponta do iceberg, e que a região foi ignorada por cientistas por muito tempo.
  • Com novas escavações planejadas, quem sabe o que mais pode surgir dessas terras antigas e desconcertantes?
Mapa mostra onde ficava o assentamento agrícola de 5 mil anos no norte da África (Imagem: Toby Wilkinson/Antiquity)