Astrônomos Descobrem Novo Exoplaneta na Estrela de Barnard

Prepare-se para viajar pelo cosmos! Recentemente, uma equipe de astrônomos fez uma descoberta incrível: um pequeno planeta, chamado Barnard b, está orbitando a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, a famosa estrela de Barnard. E adivinha? Este exoplaneta pesa cerca de metade da massa de Vênus e dá suas voltas em torno da estrela anã vermelha em apenas três dias da Terra!

<em>A estrela de Barnard é 80 menor que o Sol e tem uma temperatura de superfície de cerca de 2800 graus Celsius Crédito da imagem IEECScience Wave Guillem Ramisa<em>

Barnard b está pertinho da sua estrela, a apenas 2,9 milhões de quilômetros, o que pode soar como uma grande distância, mas é só 5% da distância entre o nosso Sol e Mercúrio!

Jonay González Hernández, que lidera a pesquisa no Instituto de Astrofísica de Canarias na Espanha, comentou que Barnard b é um dos exoplanetas mais leves já encontrados, e um dos poucos que apresentam uma massa menor que a da Terra.

Exoplaneta é Habitável?

Agora, será que esse novo mundozinho é habitável? Infelizmente, as notícias não são muito boas! Hernández explicou que Barnard b está muito próximo de sua estrela. Mesmo que a estrela seja mais fria — cerca de 2.500 graus a menos do que o nosso Sol — ainda é quente demais para que a água líquida possa existir na superfície. Afinal, quem gostaria de viver em um planetinha quente demais?

Como Descobrimos o Barnard b?

  • Os cientistas usaram o Very Large Telescope (VLT), que fica em uma montanha no deserto do Atacama, no Chile, para fazer essa descoberta impressionante.
  • A detecção do exoplaneta ocorreu devido a uma pequena “oscilação” no movimento da sua estrela. Incrível, né?
  • Isso foi possível graças a um instrumento do VLT chamado ESPRESSO (não estamos falando de café, mas sim de um equipamento especial!).
  • Pela proximidade da estrela de Barnard com nosso planeta, ela se tornou um dos alvos principais para a caça de planetas rochosos semelhantes à Terra.
<em>Exoplanetas terrestres de baixa massa são mais fáceis de detectar ao redor de anãs vermelhas como a estrela de Barnard que são comuns na nossa Via Láctea Imagem Gabriel SérvioCriada por DALL ETechBlog<em>

A equipe ainda está de olho em outros três possíveis exoplanetas ao redor da estrela de Barnard e continua a pesquisa nessa área fascinante. O espaço é, sem dúvida, um lugar cheio de surpresas!