Você sabia que o Carbonífero, que rolou há uns 359 a 299 milhões de anos, é um dos períodos mais importantes da história da Terra? Pois é, até agora, a gente conhecia muito pouco sobre os ecossistemas terrestres daquela época. Mas isso pode estar prestes a mudar!

Os cientistas descobriram um sítio fóssil super preservado em Massachusetts, EUA, chamado Lantern North, datado de aproximadamente 320 a 318 milhões de anos atrás. E adivinha? O lugar está repleto de fósseis variados e muito bem preservados!

Evidência mais antiga de ovos de insetos pode ter sido descoberta
<em>A equipe encontrou um pouquinho de tudo fósseis pegadas de 131 espécies de insetos a aracnídeos e plantas Crédito da imagem Knecht et al Nature Communications 2024<em>

Um Hotspot de Ovo de Inseto?

Mas não se trata só de quantidade, viu? Os pesquisadores também encontraram o que parece ser a evidência mais antiga de oviposição de insetos. Isso mesmo, eles descobriram que os insetos podem ter começado a colocar ovos muito antes do que a gente pensava, com cerca de 14 milhões de anos de antecedência!

As marcas de oviposição foram encontradas nos fósseis de uma árvore extinta chamada Cordaites, que eram árvores enormes, de até 30 metros de altura. Até agora, esse comportamento era atribuído a um período mais recente do Carbonífero, o Pennsylvaniano.

Os cientistas estão empolgados com isso! Com o estudo contínuo de Lantern North, eles esperam descobrir ainda mais sobre esse período fascinante e complexo da história da Terra. Todo esse conhecimento pode ser a chave para reavaliar e expandir o que sabemos sobre nossos antigos amigos do Carbonífero.

Richard Knecht, o autor principal do estudo, disse que essa descoberta é “sem precedentes” e um “momento crucial na evolução da vida na Terra.” Olha só a responsabilidade!