“`html
Recentemente, o Rio Grande do Sul passou por uns temporais de deixar qualquer um de queixo caído, e não foi só pela água! O grande destaque foi uma bola de gelo absurdamente gigante que desceu em Bagé, medindo quase 15 centímetros de diâmetro. É isso mesmo! Essa monster pedra de granizo fez história!
Um recorde impressionante!
- Ela foi registrada por um grupo de meteorologistas chamado PREVOTS, que adora ficar de olho em tempestades malucas pelo Brasil.
- Com exatamente 14,6 centímetros, essa belezura é oficialmente a maior pedra de granizo já vista por aqui!
- Ela caiu no Corredor dos Brasil, em Bagé, no dia 25 de setembro.
- Até esse momento, o recorde era de uma pedra de 13 centímetros que rolou em abril de 2023 em Barra do Ribeiro, pertinho de Porto Alegre.
Como tudo isso aconteceu?
Os especialistas explicam que essa pedra foi formada durante uma tempestade supercelular, que se originou lá no Uruguai e fez um tour pelo Sul do Brasil. Essas tempestades são superpotentes e conseguem criar granizos de grandes tamanhos. Não por acaso, no mesmo dia, uma pedrinha de 7 centímetros também apareceu em Piratini!
Então, como essas belezinhas de gelo se formam? Dentro das nuvens de tempestade conhecidas como cumulonimbus, onde as correntes de ar são tão intensas que conseguem levar gotículas de água para áreas super frias. Quando isso acontece, elas congelam. E aí, a brincadeira começa! As pedras de gelo sobem e descem dentro da nuvem, acumulando camadas até não conseguirem mais ser sustentadas. O tamanho final delas depende da força dessas correntes de ar. Incrível, né?
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/ciencia-e-espaco/maior-pedra-de-granizo-ja-registrada-no-brasil-cai-no-rs-veja-o-tamanho/